OS KAINGANG DA TERRA INDÍGENA FAXINAL: A CONFIGURAÇÃO ATUAL DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS TERRITORIAIS

Autores

  • Juliano Strachulski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adnilson de Almeida Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Nicolas Floriani Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jorge No Kaya Alves Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196821

Resumo

A proposta do artigo é compreender e apresentar a relação entre as práticas socioculturais territoriais atuais dos Kaingang da Terra Indígena Faxinal, localizada no município de Cândido de Abreu-PR. Este povo sofreu perdas territoriais, o que implicou na diminuição da intensidade de algumas de suas práticas tradicionais. Outras permanecem, como a língua e a organização social baseada na divisão em metades exogâmicas: Kamẽ e Kanhru. Contudo, o contato intenso também propicia uma hibridização de práticas (existência concomitante da agricultura tradicional e moderna). Por outro lado, ocorre a invenção de tradições como festas de santos, rezas, bailes, futebol, dentre outras. A convivência com o não-indígena provocou descontinuidades, mas também permanências, ressignificações, hibridizações e (re)invenções a partir do contato com o outro e dos processos de absorção e resistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliano Strachulski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bacharel em Geografia; Mestre em Gestão do Território; e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Adnilson de Almeida Silva, Universidade Federal de Rondônia
    Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR).
  • Nicolas Floriani, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGG/UEPG).
  • Jorge No Kaya Alves, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR.
    Professor indígena no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas - EIEFM.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

STRACHULSKI, Juliano; SILVA, Adnilson de Almeida; FLORIANI, Nicolas; ALVES, Jorge No Kaya. OS KAINGANG DA TERRA IND͍GENA FAXINAL: A CONFIGURAÇÃO ATUAL DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS TERRITORIAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 307–325, 2018. DOI: 10.14393/RCG196821. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40547. Acesso em: 11 dez. 2025.