DISTRIBUIÇÃO DE QUEIMADAS E MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO BIOMA PANTANAL, CÁCERES-BRASIL

Autores

  • Miriam Raquel da Silva Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Laís Fernandes de Souza Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jesã Pereira Kreitlow Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196508

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Geografia, Conservação ambiental.

Resumo

Objetivou-se neste estudo investigar os padrões de distribuição de áreas queimadas no município matogrossense de Cáceres, analisando os seus impactos na cobertura vegetal e nos usos da terra, com intuito de que as informações geradas contribuam no planejamento e gestão ambiental no bioma Pantanal. A metodologia foi constituída pela aquisição das imagens Landsat 5 e 8 relativas aos anos de 2003 e 2013, dados do produto MODIS MOD45 e dados climáticos (precipitação, temperatura e umidade relativa) de 2003 a 2013, os quais foram processados e analisados por meio do SIG. A cobertura vegetal nas datas investigadas foi maior do que o de uso, contudo os usos sofreram mudanças no período. Entre 2003 e 2013 foi queimado 6.927  km² no município, o que pode ser atribuído aos fatores climáticos, considerando que as queimadas ocorreram no período seco, onde foram identificadas as maiores temperaturas, baixos índices de precipitação e umidade relativa. Concluiu-se que a temperatura foi o fator preponderante para ocorrências de queimadas, sendo que estas colaboraram para que ocorressem mudanças na cobertura vegetal e usos no município, onde foi evidenciando a diminuição da Savana Arborizada e o aumento da pecuária.

Downloads

Biografia do Autor

  • Miriam Raquel da Silva Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduada em Geografia, Mestranda em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, membro do grupo de pesquisa Serpegeo, atuo na área de sensoriamento remoto.
  • Laís Fernandes de Souza Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduada em Licenciatura de Geografia, Mestre em Ciências Ambientais. Atualmente professora do Departamento de Geografia.
  • Jesã Pereira Kreitlow, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduado em Licenciatura em Geografia, Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Colaborador do Laboratório de Geotecnologias
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora Adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Programa de Pós-graduação em Geografia.
  • Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Programa de Pós-graduação em Geografia (In Memoriam).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MIRANDA, Miriam Raquel da Silva; DE SOUZA NEVES, Laís Fernandes; KREITLOW, Jesã Pereira; SILVA NEVES, Sandra Mara Alves da; NEVES, Ronaldo José. DISTRIBUIÇÃO DE QUEIMADAS E MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO BIOMA PANTANAL, CÁCERES-BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 65, p. 91–108, 2018. DOI: 10.14393/RCG196508. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37587. Acesso em: 3 ago. 2025.