O (DES) CAMINHO DAS ÁGUAS: ALTERAÇÃO NO SUBSISTEMA DE VEREDA PROVOCADO POR RESERVATÓRIO DESTINADO AO ABASTECIMENTO DE PIVÔ CENTAL

Main Article Content

Renato Adriano Martins
Ruth Elias de Paula Laranja
Eduardo Viera dos Santos
Idelvone Mendes Ferreira
João Donizete Lima

Resumo

Os recursos hídricos do Cerrado alimentam várias bacias hidrográficas brasileiras. Por sua importância, conhecer a forma de utilização de tais recursos é essencial ao país. A intensificação da atividade agrícola no Cerrado conta com a prática da irrigação por pivô central para vencer as intempéries climáticas. A Vereda, importante subsistema do Cerrado, sofre sérios impactos por sua utilização na capitação de água. O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento do percentual de reservatórios destinados ao abastecimento de pivô central construído sobre Vereda no cerrado goiano. Utilizou-se 37 cenas/imagem ResourceSat - 1 (2015) em Sistema de Informação Geográfica, com identificação das áreas de pivô central por detecção visual. Posteriormente, realizou-se incursões a campo, em 50 pivôs centrais, nos cinco municípios goianos com maior número de pivôs centrais, para averiguar se as capitações ocorrem diretamente em Vereda. Verificou-se que 44% das captações visitadas ocorrem em Vereda. Observou-se também o fato da atual legislação ambiental e da atuação do poder público ter apresentado falhas, provocando sérios impactos nas Veredas. Com o estudo nota-se que a prática de irrigação por pivô central é responsável por alteração e degradação da Vereda no cerrado goiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Adriano Martins, Universidade Estadual de Goiás - Campus Morrinhos/Professor

Professor Doutor da Universidade Estadual de Goiás - Campus Morrinhos. Núcleo de Estudo e Pesquisas Sócio Ambientais (NEPSA CNPq).

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasília/Professora

Profa. Dra. Departamento de Geografia - UNB.


Eduardo Viera dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso/Professor Doutorando Pós-graduação em Geografia UFG/RJ

Doutorando em Geografia

Idelvone Mendes Ferreira, Universidade Federal de Goiás/Professor

Prof. Dr. Departamento de Geografia

João Donizete Lima, Universidade Federal de Goiás/Professor

Prof. Dr. Departamento de Geografia