MERCADOS E FEIRAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS IN NATURA NA CIDADE DE TABATINGA, AMAZONAS - BRASIL.

  • Tatiana Schor Universidade Federal do Amazonas
  • Moises Augusto Tavares-Pinto Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia - Universidade Federal do Amazonas
  • Alex Butel Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: fronteira, abastecimento, mercados, Tabatinga-Amazonas.

Resumo

A Amazônia é sem dúvida uma área de interesse para o estudo das diferenças no acesso aos alimentos e como o rápido processo de modernização via redes de comunicação e comércio impactam os hábitos alimentares, em especial nas pequenas e médias cidades. Neste artigo, busca-se compreender os locais de comercialização e a rede de distribuição de alimentos in natura (frutas, legumes, tubérculos), no intuito de analisar a partir da disponibilidade dos alimentos a dinâmica da fronteira na Amazônia Brasileira. Para isso escolheu-se compreender a dinâmica espacial do abastecimento de produtos in natura na cidade de Tabatinga, fronteira Brasil-Colombia-Peru. Consideramos que uma forma interessante de se analisar a dinâmica espacial na fronteira é por meio do abastecimento de produtos in natura, pois esta dinâmica relaciona tanto a rede urbana quanto a dinâmica fluvial além da questão da produção agricola local e regional e mais especificamente nos permite delinear aspectos relacionados a segurança alimentar na região.

Biografia do Autor

Tatiana Schor, Universidade Federal do Amazonas
Graduada em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana) e doutorado em Ciencia Ambiental todos pela Universidade de São Paulo (2005) com pós-doutorado no Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA.
Moises Augusto Tavares-Pinto, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia - Universidade Federal do Amazonas

Economista

Nucleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira.

Alex Butel, Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal do Amazonas

Geografo

Nucleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira.

Publicado
2016-09-09
Seção
Artigos