A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DE VIVER: PROJETO DE ASSENTAMENTO SANTA RITA EM JATAÍ - GO

Main Article Content

Roberta Costa ROCHA
Dinalva Donizete RIBEIRO
Paulo de Alencar MONTEIRO FILHO

Resumo

A pesquisa da qual resulta este artigo tem como objeto o assentamento rural, enquanto modo de resistência camponesa para a sua permanência no campo, e a construção do lugar de viver nesse assentamento. Os atores da pesquisa são as famílias do Projeto de Assentamento Santa Rita, localizado no município de Jataí-GO, que, em um novo meio, constroem o seu lugar, dando-lhe significação e ressignificação enquanto lugar camponês. O estudo do lugar abre perspectivas para se pensar o viver e os processos de apropriação do espaço. Metodologicamente, os dados primários foram levantados através de entrevistas semiestruturadas e de aplicação de questionários e os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas, no intuito de aprofundar a discussão proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roberta Costa ROCHA, Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí

Licenciada e Mestre em Geografia, com enfase na Geografia Agrária, com atuação e interesse em assentamentos rurais, modo de vida camponês,

Dinalva Donizete RIBEIRO, Universidade Federal de Goias-Campus Samambaia - Goiânia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1999), Mestrado em Geografia, com área de concentração em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental, pela UNESP/ Presidente Prudente (2002) e Doutorado em Geografia, com área de concentração em Ordenamento Territorial a Ambiental, pela Universidade Federal Fluminense (2005).

Paulo de Alencar MONTEIRO FILHO, Universidade Federal de Goias-Campus Jataí.

Licenciado em Geografia - Mestrando em Geografia pela Programa de Pós-Graduação em Geografia UFG/Campus Jataí, área de Geografia Urbana, com enfase em estudos de Cidades e Redes Saúde.