UTILIZAÇÃO DA MULTIM͍DIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA

Main Article Content

Ercilia Torres Steinke

Resumo

O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ercilia Torres Steinke, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília