EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Main Article Content

Willame de Oliveira Ribeiro
Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro
Adriana Karol Damasceno da Silva

Resumo

O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Geógrafo, mestre em Geografia e Doutorando em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Professor Assistente da Universidade do Estado do Pará.

Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Faculdade Ipiranga - FIPI

Pedagoga e Especialista em Educação Especial pela Faculdade Ipiranga. Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Adriana Karol Damasceno da Silva, Faculdade Ipiranga - FIPI

Pedagoga pela Faculdade Ipiranga. Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.