ESTRUTURA DE UMA COMUNIDADE ARBÓREA DE UM FRAGMENTO DE MATA DE GALERIA DO PARQUE MUNICIPAL DO MOCAMBO, PATOS DE MINAS (MG)

Main Article Content

Patrícia Ribeiro Londe
Alice Fátima Amaral
Vagner Santiago do Vale

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as espécies que compõe o estrato arbóreo da Mata de Galeria do Parque Municipal do Mocambo, Patos de Minas, MG (18°36'05"S e 46°31'13"W), fornecendo subsídios para o manejo e conservação da mata. Ao longo da Mata foram plotados quatro transectos paralelos e equidistantes entre si a intervalos de 40 metros. Em cada transecto foram demarcados em média 14 parcelas de 10x10 m, totalizando 50 parcelas. Todas as árvores com uma circunferência mínima de 30 cm foram amostradas, num total de 249 indivíduos de 34 famílias, 52 gêneros e 75 espécies. Guarea guidonia foi a espécie de maior importância (IVI=12,30%), seguida por Anadenanthera macrocarpa (IVI=12,30%), Inga edulis (IVI=9,87%), Chrysophyllum gonocarpum (IVI=9,45%) e Cedrela fissilis (IVI=9,11%). As famílias que mais se destacaram quanto ao número de espécies foram Meliaceae (sete), Caesalpiniaceae (cinco), Bignoniaceae (cinco), Piperaceae (quatro), Lauraceae (quatro) e Moraceae (quatro). Meliaceae também foi a família mais importante. A caracterização fitossociológica realizada no remanescente de Mata de Galeria mostrou-se importante para o reconhecimento prévio das espécies presentes, além de fornecer uma visão instantânea da comunidade, demonstrando quais espécies estariam vivendo nas condições específicas do ambiente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Ribeiro Londe

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006) e especilização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2010). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental, e na área de Educação, atuando no tema de Educação Ambiental.

Alice Fátima Amaral, Universidade Federal do Tocantins - Campus de Arraias

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Narurais, UFU.

Vagner Santiago do Vale

Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Narurais, UFU