UMA PROPOSTA PARA A PRÁXIS EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS CULTURAIS

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Meri Lourdes Bezzi
Roberto Barboza Castanho
Thales Silveira Souto

Resumo

Este artigo pretende fornecer subsídios para a práxis educativa por meio da inserção das tecnologias visando o processo de aprendizagem dos códigos culturais materializados na paisagem da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, espera-se, introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), na sala de aula, entendendo que as mesmas constituem-se em importantes ferramentas contribuindo significativamente no processo educativo. Visa, portanto incentivar os alunos no uso de técnicas fazendo com que eles entendam o processo de imigração e colonização presente neste recorte espacial. Desta forma, a produção de um vídeo em CD-ROM com imagens e músicas, permite através da interação conteúdo-tecnologia, uma forma atrativa e agradável para o educando entender seu espaço vivido aperfeiçoando seus conhecimentos tornando o ensino mais qualificado, interessante e inclusivo.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE / Núcleo Estudos Regionais e Agrários - NERA

Professora do Departamento de Geociências da UFSM / Coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários - NERA

Roberto Barboza Castanho, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/FACIP/Campus de Ituiutaba

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal / FACIP / Campus de Ituiutaba / Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / Campus de Ituiutaba / Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

Curso de Geografia / Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / Campus de Ituiutaba / Bolsista do Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC