REGISTROS RECENTES SOBRE A EXPANSÃO URBANA E A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA DA/NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN

  • Lediane Leite Praxedes
  • Josué Alencar Bezerra
Palavras-chave: Expansão urbana, Especulação imobiliária, Pau dos Ferros.

Resumo

O processo de expansão urbana na cidade de Pau dos Ferros-RN está ocorrendo de forma bastante acelerada e seletiva. Percebe-se que esse crescimento urbano está ocorrendo tão rápido que o Estado não consegue disponibilizar infraestrutura suficiente para atender as novas instalações implantadas. Mesmo vivenciado um crescimento econômico e espacial, a cidade de Pau dos Ferros ainda guarda marcas do seu processo de (re)povoamento, como uma concentração fundiária marcante e práticas políticas arcaicas. Este quadro é favorecido pela centralidade urbana da cidade e sua dinamicidade econômica em relação às cidades que as circundam. O resultado dessa ação é a abertura de loteamentos na periferia da cidade, drenagem de terrenos ou aterros para construção de casas e instalação de comércios. Para tanto, esse trabalho buscou estudar a configuração atual da dinâmica intra-urbana de Pau dos Ferros a partir do fenômeno de especulação imobiliária que vem contribuindo de sobremaneira na organização espacial da cidade. Utilizou-se como metodologia a leitura e discussão de textos e documentos teóricos e técnicos, busca de informações em órgãos públicos e privados. Essa especulação se deu rápida e desordenada, mediante as práticas espaciais de seletividade e antecipação espacial, distribuição desigual dos recursos públicos e privados, valorização exagerada do solo urbano e ocupações irregulares sem acompanhamento de políticas que visem sua organização e regulamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lediane Leite Praxedes
Graduada em Geografia (2010) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semi-árido pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professora de Geografia da Rede Básica de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.
Josué Alencar Bezerra
Concluiu a Graduação (2002) e o Mestrado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/CAMEAM da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sendo pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR), na lina de pesquisa Estudos regionais e a Cidade. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação urbana e regional, urbanização dispersa, rede urbana e cidades pequenas.
Publicado
2012-10-18
Seção
Artigos