ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE M͍DIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA

Main Article Content

Vinícius de Amorim Silva
Nerêida Mafra Benedictis

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e conseqüente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a freqüência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinícius de Amorim Silva, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Doutorando em geografia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professor do curso de Licenciatura de Geografia e Biologia pelo plano nacional de formação de professores Plataforma Freire da Universidade Estadual da Bahia PARFOR/UNEB, Campus XVIII

Nerêida Mafra Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora MSc do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DG/UESB