APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

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Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente
Adriany de Ávila Melo Sampaio

Resumo

A pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.

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Artigos
Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente

Professor Escola Pública e particular de Uberlândia e Ituiutaba Técnico de Laboratório Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. Mestre em Geografia pelo IG/UFU

Adriany de Ávila Melo Sampaio

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.