A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL

Autores

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Fabíola Silveira Pinheiro Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134216621

Palavras-chave:

Cartografia, informática, Geografia e Educação.

Resumo

Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar.

Downloads

Biografia do Autor

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Experiência docente como professora na Graduação no Departamento de Geociências
  • Fabíola Silveira Pinheiro, Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES
    Graduada em Geografia e especialista em Midias na Educação na Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Downloads

Publicado

15-06-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte; PINHEIRO, Fabíola Silveira. A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 42, p. 14–27, 2012. DOI: 10.14393/RCG134216621. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621. Acesso em: 2 ago. 2025.