OS MERCADOS PÚBLICOS E A CIDADE: as transformações do Mercado Municipal de Uberlândia (MG)

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Lidiane Aparecida Alves
Vitor Ribeiro Filho

Resumo

É consenso a relação das atividades comerciais com a estruturação das cidades. Desde as primeiras cidades o mercado, enquanto forma e função, apresenta papel de destaque nesse processo. Todavia, enquanto palco, e ao mesmo tempo, condicionante para a reprodução das relações sociais, a cidade e seus múltiplos usos apresentam-se em constante transformação de acordo com os anseios da sociedade ao longo de cada período histórico. Sendo que, nos mercados públicos, espaços voltados não só para a comercialização, mas também para a socialização, é possível apreender elementos e produtos típicos de uma dada cidade, região ou país, os quais são cada vez mais valorizados enquanto mercadorias capazes de atrair fluxos e assegurar a permanência dos destes nos dias atuais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica do Mercado Municipal de Uberlândia a fim de compreender o papel do Mercado Municipal ao longo de sua existência. Para tanto fez-se necessário a realização de um levantamento do referencial teórico a cerca da temática em questão, bem como de trabalhos de campo. A partir da concretização desse trabalho tem-se que o Mercado Municipal de Uberlândia assumiu distintas configurações, de acordo com os desígnios dos períodos históricos.

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