ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DO PERÍMETRO URBANO DE SANTA MARIA - RS, BRASIL

Main Article Content

Carlos Alberto da Fonseca Pires
Ana Paula Dal'Asta

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo a caracterização geoambiental da paisagem, através da elaboração de Zoneamento Geoambiental do Perímetro Urbano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O perímetro urbano, cujos limites foram definidos pela municipalidade, possui uma área de 13.092 ha e engloba as áreas urbanas e as de possível urbanização. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referencial teórico a análise sistêmica, utilizando-se da paisagem como categoria de análise, e como instrumental metodológico a utilização de geotecnologias, especialmente de SIGs. O tratamento metodológico segue a proposta metodológica desenvolvida pelo LAGEOLAM/UFSM, com algumas adaptações. Os atributos utilizados na análise geoambiental compreendem as características climáticas, o substrato geológico, a hidrologia, a geomorfologia, as feições superficiais e o uso e ocupação do solo. A espacialização destes componentes da paisagem, exceto as informações climáticas, através da elaboração de mapas temáticos, e a posterior integração, por meio de uma representação de síntese, foi realizada no software Spring 4.3.3, que permitiu a manipulação de dados de diferentes fontes. Como produto final estabeleceu-se uma hierarquia composta por nove unidades geoambientais, seis subunidades e quatro feições. A elaboração do zoneamento geoambiental, através do estudo integrado da paisagem, constitui numa importante ferramenta no gerenciamento dos recursos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Alberto da Fonseca Pires, Prof. Drº do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFSM

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Engenharia de Minas, Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Engenharia de Minas Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é coordenador substituto - PPGGEO-UFSM e professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência nas áreas de i) Geotecnologias Aplicadas à Geociências e ii) Geotecnologias Aplicadas à Educação.

Ana Paula Dal'Asta

possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado, no Programa de Pós Graduação em Geografia e Geociências - UFSM, na área de concentração Análise Ambiental e Dinâmica Espacial. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física