CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE CAVERNAS DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS, SERGIPE

Main Article Content

Christiane Ramos Donato
Adauto Souza Ribeiro

Resumo

Este artigo objetiva avaliar os impactos ambientais e suas possíveis causas presentes nas cavernas do município de Laranjeiras/Se, com o intuito de obter subsídios para a futura institucionalização de unidade de conservação na área. Para tanto, realizou-se avaliação dos impactos através de observação e com base na matriz de Leopoldo (1971) modificada. Com isso caracterizou-se, os principais causadores desses impactos e propôs-se um plano efetivo para a conservação dessas cavernas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Christiane Ramos Donato

Atualmente é Mestranda pelo PRODEMA/UFS, bolsista DAAD, é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2008), e sócia fundadora do Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Bioespeleologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioespeleologia, conservação, meio ambiente e cavernas de Sergipe.

Adauto Souza Ribeiro

Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, graduou-se em Ciências Biológicas Lic. e Bach.pela UNESP-Botucatu (1983). Fez o Mestrado em Ecologia no INPA-Manaus em 1991 e Doutorou-se em Energia Nuclear na Agricultura pela CENA/ USP Piracicaba-SP em 2002. Foi Professor na UFRR (Boa Vista - Roraima) 1990 UNIR (Porto Velho Rondonia) e desde 1995 está lotado no Departamento de Biologia da UFS (São Cristóvão). Atualmente coordena o grupo de pesquisa - BIOSE /CNPq/UFS Biodiversidade e Conservação da Fauna e Flora de Sergipe e coordena o Mestrado em Ecologia e Conservação (Ecologia da Caatinga) na UFS desde 2007. As pesquisas estão voltadas para estudos e metodologias em ecologia de comunidades e conservação de flora e fauna da Caatinga e ecossistemas do Nordeste.