REFLEXÕES SOBRE AS ALTAS HABILIDADES COMO UM DESAFIO AO ATENDIMENTO ESCOLAR INCLUSIVO E AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Angélica Borges dos Santos Graduanda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio Professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016464

Palavras-chave:

ensino de geografia, educação inclusiva, superdotação

Resumo

Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida a fim de apresentar propostas que auxiliem o professor de Geografia no ensino de alunos com necessidades educativas especiais, focalizando o caso das Altas Habilidades. O trabalho tem o intuito de divulgar os resultados obtidos na pesquisa com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq/UFU, Anuênio 2009/2010, e discute o processo de atendimento escolar dos alunos com Altas Habilidades, buscando estabelecer relações com o ensino de Geografia. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com Altas Habilidades e a inteligência, trazendo a dificuldade de se estabelecer um perfil comum aos alunos com tais características. São apontadas algumas práticas pedagógicas que estimulam o aprimoramento das Altas Habilidades. Este estudo por meio de uma revisão de referências sobre o tema traz algumas reflexões acerca do aluno com Altas Habilidades, buscando apresentar as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação desses alunos, e também busca esclarecer alguns aspectos da temática tendo em vista contribuir para a formação dos futuros professores de Geografia e de outras áreas, que terão contato com uma diversidade de alunos.

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Biografia do Autor

  • Angélica Borges dos Santos, Graduanda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia

    Angélica Borges dos Santos está cursando o 7° periodo de graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Adriany de Ávila Melo Sampaio, Professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia
    Adriany de Ávila Melo Sampaio é licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 1997. Mestre em Geografia também pela UFU, em 2001, e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2006. Desde 2003 é professora da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE e participa do Laboratório de Ensino de Geografia LEGEO-IG-UFU. Atua como pesquisadora nas áreas de Ensino de Geografia para a Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa ainda a questão da Educação Especial e Inclusiva, a Formação Docente, Produção de Materiais Didáticos, Metodologias de Ensino, Educação do Campo e Espaços Formais e não formais de Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

31-12-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOS SANTOS, Angélica Borges; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. REFLEXÕES SOBRE AS ALTAS HABILIDADES COMO UM DESAFIO AO ATENDIMENTO ESCOLAR INCLUSIVO E AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 40, p. 46–55, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016464. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16464. Acesso em: 6 ago. 2025.