A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS APRESENTADA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ITUIUTABA/MG

Main Article Content

MARCELO ALVES TEODORO
ROBERTO BARBOZA CASTANHO

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central, contribuir com a consciência ambiental dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Machado de Assis, em Ituiutaba/MG. Neste sentido, utilizou-se como escala de mensuração, Microbacias Hidrográficas, abordando principalmente as formas de manutenção desses mananciais de água. Ressalta-se, que metodologicamente foram desenvolvidas algumas práticas conservacionistas, tais como, plantio de árvores nas regiões ribeirinhas, estabelecimento de áreas mínimas da rede de drenagem de acordo com as legislações brasileiras vigentes, entre outras, e, instigando com que esses jovens atuem como agentes ambientais, tanto a nível local, quanto regional. Além disso, elaboraram-se discussões acerca de questões ambientais, como preservação dos aqüíferos, reciclagem, importância das matas ciliares, entre outros temas. O envolvimento de todos os alunos, juntamente com os componentes do projeto, propiciou resultados significativos, como desenhos, opiniões diversas, curiosidades sobre o tema central, bem como o interesse dos mesmos na preservação e correta utilização dos recursos naturais, principalmente a água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

MARCELO ALVES TEODORO, ELIANA QUEIROZ ALVES TEODORO

Discente do Curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. Bolsista FAPEMIG no Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC.

ROBERTO BARBOZA CASTANHO, LENIR BARBOZA CASTANHO

Professor Doutor no Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. Coordenador do Laboratório de Geotecnologias - Lageotec.