DELIMITAÇÃO E PROTEÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE CHAPADAS: ESTUDO DE CASO DA MINERAÇÃO DE AREIA EM ENCOSTAS NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Vitor Vieira Vasconcelos Maria Madalena Vieira / Davi Mourão Vasconcelos
  • Frederich Antunes Steiner

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016435

Palavras-chave:

Meio Ambiente, SIG, Direito Ambiental

Resumo

A mineração de areia de encosta para construção civil, na região Norte de Minas Gerais, tem causado uma séria de conflitos sócio-ambientais. A Polícia Ambiental e os órgãos de licenciamento ambiental têm encontrado dificuldades técnicas e administrativas para lidar com a situação. Este artigo apresenta uma proposta de utilização de técnicas de geoprocessamento e topografia, integradas à interpretação do direito ambiental, com fins de abordar os problemas citados de forma mais eficiente. Enfatiza-se, especialmente, a delimitação e a proteção de áreas de Preservação Permanente de bordas de chapadas, onde ocorre tipicamente a mineração de areia de encosta. Por fim, apresentam-se propostas que auxiliem na transição para um modelo mais sustentável da mineração para construção civil na Região Norte de Minas Gerais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vitor Vieira Vasconcelos, Maria Madalena Vieira / Davi Mourão Vasconcelos
    Doutorando em Geologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática Industrial. Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
  • Frederich Antunes Steiner
    Graduando em Engenharia Ambiental. Trabalhou no Escritório Regional do Ibama em Montes Claros-MG. Trabalha na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VASCONCELOS, Vitor Vieira; STEINER, Frederich Antunes. DELIMITAÇÃO E PROTEÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE CHAPADAS: ESTUDO DE CASO DA MINERAÇÃO DE AREIA EM ENCOSTAS NO NORTE DE MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 40, p. 189–204, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016435. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16435. Acesso em: 8 ago. 2025.