GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE INTEGRADA DO USO DA TERRA E QUALIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA DO RIO PRETO - RONDÔNIA

Main Article Content

JOIADA MOREIRA DA SILVA
DEBORAH PEREIRA LINHARES
WANDERLEY RODRIGUES BASTOS

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de avaliar as mudanças no uso da terra e seus efeitos na qualidade da água na microbacia do rio Preto - RO. Esta foi escolhida por ser uma área de projetos de assentamento para colonos, o que viabilizou o processo de ocupação do estado de Rondônia. A metodologia foi dividida em três etapas: preparação da base cartográfica e processamento digital de imagens de satélite, atividade de campo com aplicação de formulário sobre o uso da terra e coleta de amostras de água, e integração das informações através de Sistema de Informação Geográfica - SIG. Na área sobre influência da agricultura cafeeira a concentração de OD foi 1,61 mg/l, a temperatura de 27,5º C, pH entre 4,4 e 4,7 e média de condutividade 15,8 ï­S25/cm. Foi constatado mudança no uso da terra, que está relacionada ao desenvolvimento econômico recente e histórico de colonização. Como consequência trechos de rios apresentam padrão de qualidade de água inferior ao recomendado pela legislação CONAMA Nº 357/2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

DEBORAH PEREIRA LINHARES, SARA PEREIRA LINHARES

Possui licenciatura plena em Geografia (2003) e é bacharel em Geografia (2005), ambos pela Universidade Federal de Rondônia. Participou do Programa de Iniciação Científica - PIBIC como colaboradora e bolsista.

WANDERLEY RODRIGUES BASTOS

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto III pelo Departamento de Biologia e Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer e Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia.