Avaliação das características morfológicas e hidrológicas da microbacia do córrego Buracão, afluente do rio Uberaba / EVALUATION OF MORPHOLOGICAL AND HYDROLOGICAL CHARACTERISTICS OF THE STREAM BURACÃO MICROBASIN, TRIBUTARY OF THE UBERABA RIVER

Main Article Content

Jose Luiz Rodrigues Torres
Janaína Ferreira Guidolini
Marcelo G. Santana
Eliane Carvalho dos Santos
Michelle B. de Jesus Laureano

Resumo

O uso do método morfométrico no estudo das bacias hidrográficas constitui-se num meio complementar para explicar as interações que ocorrem entre todos os elementos da paisagem. O objetivo deste estudo foi realizar a diagnose ambiental, a morfometria e avaliar a qualidade da água da microbacia do córrego Buracão, em Uberaba-MG. Fez-se a caracterização física e morfométrica da área sobre uma carta topográfica do IBGE (Folha Uberaba), na escala 1:100.000, com auxílio de curvímetros, planímetros e programa AutocadMap. Foram coletadas amostras da água e encaminhadas ao laboratório para análise microbiológica. A microbacia possui ramificação de quarta ordem e sua rede de drenagem tem padrão dendrítico; a microbacia tem formato alongado e um mínimo risco de ocorrência de enchentes; a nascente está localizada na borda da chapada, a 1000 m de altitude; o relevo da área é classificado como ondulado; Durante o período de estudo a água do córrego estava contaminada por coliformes totais e termotolerantes; a vazão do córrego aumentou paralelamente a precipitação ocorrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jose Luiz Rodrigues Torres, Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Formado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFruralRJ, Especialista em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ-Piracicaba-SP, Especialista em Máquinas agrícolas pela UFLA-Lavras-MG, Mestrado em Fitotecnia pela UfruralRJ, Doutorado em Produção Vegetal pela UNESP-Jaboticabal-SP. Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro.

Janaína Ferreira Guidolini

Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.

Marcelo G. Santana

Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.

Eliane Carvalho dos Santos

Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.

Michelle B. de Jesus Laureano

Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.