Avaliação das características morfológicas e hidrológicas da microbacia do córrego Buracão, afluente do rio Uberaba / EVALUATION OF MORPHOLOGICAL AND HYDROLOGICAL CHARACTERISTICS OF THE STREAM BURACÃO MICROBASIN, TRIBUTARY OF THE UBERABA RIVER

  • Jose Luiz Rodrigues Torres Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Janaína Ferreira Guidolini
  • Marcelo G. Santana
  • Eliane Carvalho dos Santos
  • Michelle B. de Jesus Laureano
Palavras-chave: Diagnóstico ambiental, análise morfométrica, contaminação

Resumo

O uso do método morfométrico no estudo das bacias hidrográficas constitui-se num meio complementar para explicar as interações que ocorrem entre todos os elementos da paisagem. O objetivo deste estudo foi realizar a diagnose ambiental, a morfometria e avaliar a qualidade da água da microbacia do córrego Buracão, em Uberaba-MG. Fez-se a caracterização física e morfométrica da área sobre uma carta topográfica do IBGE (Folha Uberaba), na escala 1:100.000, com auxílio de curvímetros, planímetros e programa AutocadMap. Foram coletadas amostras da água e encaminhadas ao laboratório para análise microbiológica. A microbacia possui ramificação de quarta ordem e sua rede de drenagem tem padrão dendrítico; a microbacia tem formato alongado e um mínimo risco de ocorrência de enchentes; a nascente está localizada na borda da chapada, a 1000 m de altitude; o relevo da área é classificado como ondulado; Durante o período de estudo a água do córrego estava contaminada por coliformes totais e termotolerantes; a vazão do córrego aumentou paralelamente a precipitação ocorrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Luiz Rodrigues Torres, Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Formado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFruralRJ, Especialista em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ-Piracicaba-SP, Especialista em Máquinas agrícolas pela UFLA-Lavras-MG, Mestrado em Fitotecnia pela UfruralRJ, Doutorado em Produção Vegetal pela UNESP-Jaboticabal-SP. Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro.
Janaína Ferreira Guidolini
Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.
Marcelo G. Santana
Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.
Eliane Carvalho dos Santos
Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.
Michelle B. de Jesus Laureano
Graduanda em Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFET-Uberaba-MG.
Publicado
2010-05-24
Seção
Artigos