Geografia e literatura de cordel: trilhando práticas e possibilidades em sala de aula / GEOGRAPHY AND LITERATURE DE CORDEL: TREADING PRACTICES AND OPPORTUNITIES IN THE CLASSROOM

Antonio Heleonarde Dantas de Medeiros, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda

Resumo


Geografia e Literatura de Cordel: trilhando práticas e possibilidades em sala de aula é uma proposta de trabalho que resultou de uma pesquisa realizada durante a formação acadêmica em Geografia, mas germinada ainda na infância. A pesquisa envereda pelos folhetos, que retratam e edificam a historicidade de nossa região, lida, discutida, sentida, compreendida e revelada num universo simples, criativo e sem véu. Mergulhar nesse universo cordelista, é interpretar as formas de falar as lágrimas de um povo, povo do qual fazemos parte. Apesar da Literatura de Cordel nos últimos anos, ser um tema bastante estudado e discutido no meio acadêmico, com teses defendidas em diferentes áreas, pouco aparece nos trabalhos de Geografia. Não sabemos por qual motivo, apenas procuramos estabelecer um elo entre o cordel e a prática pedagógica em geografia, e os dois nos apontam que esse relacionamento profícuo. Para a construção desse artigo, nos detemos as questões que fomentam a compreensão da origem da literatura de cordel e seu conceito, em seguida identificamos os elos entre diferentes cordéis e o trabalho em sala de aula; seus encantos, suas abordagens, suas múltiplas possibilidades de gerar a utilização de outros recursos, etc.

PALAVRAS CHAVES: Literatura de Cordel, Geografia, Região, Nordeste

Texto completo:

PDF