Coletadores de resíduos sólidos em Uberlândia - MG/Brasil: estudo e recenseamento

Main Article Content

Daniela Belo Silva
Samuel do Carmo Lima

Resumo

Esta pesquisa foi elaborada para se estudar os catadores de materiais recicláveis. A coleta de materiais recicláveis torna-se uma alternativa comum para estas pessoas; uma possibilidade de sobrevivência. Podemos observar que as pessoas que trabalham com material recicláveis são marginalizadas da sociedade e que possuem um estilo de vida insalubre devido ao contato com vários tipos de dejetos (doméstico, comercial, público, hospitalar entre outros). A discriminação é uma das grandes dificuldades que o catador de materiais recicláveis encontra, o que faz com que os seu trabalho não seja valorizado Este estudo torna-se relevante tanto para a sociedade como para o meio ambiente, principalmente, para a população de catadores de materiais recicláveis do município de Uberlândia, pela oportunidade que se apresenta de maior visibilidade do seu trabalho e da precariedade de sua condição social. Sendo assim torna-se importante conhecer e analisar a condição socioeconômica das famílias dos catadores de materiais recicláveis, quem e quantos são, onde e como vivem os catadores em Uberlândia, como ponto de partida para o poder público municipal e a sociedade local promoverem ações de inclusão social, com geração de renda, bem como educação e saúde para esses trabalhadores e suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniela Belo Silva, bolsista PIBIC - CNPq

Pós-doutorado em Geografia Médica pela UNESP - PP, com bolsa CNPq (2007). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Pedologia, Geomorfologia e, principalmente na Geografia Médica.

Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia

ós-doutorado em Geografia Médica pela UNESP - PP, com bolsa CNPq (2007). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Pedologia, Geomorfologia e, principalmente na Geografia Médica.