Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caminhos de Geografia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Atualizado em 17/03/17

  

SUBMISSÕES

As submissões à Revista Caminhos de Geografia são exclusivamente online e, salvo ocasiões excepcionais, ocorrem em fluxo contínuo através do endereço: SUBMISSÕES ONLINE.

Caso não possua cadastro no sistema da revista, o autor que irá submeter o trabalho deverá se cadastrar no mesmo. Não se esqueça de marcar a opção “Autor: Pode submeter à revista”, no último campo da ficha de cadastro, pois somente com esta opção marcada é que poderá realizar submissões. Por meio da conta de autor, o responsável pela submissão do trabalho também poderá acompanhar o processo de avaliação do artigo. Há um tutorial ilustrado de submissão de manuscritos no sistema da revista no endereço: TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS.

Todos os autores do artigo, bem como as instituições a que são filiados e seus emails, devem ser registrados no sistema durante o processo de submissão. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores de um artigo após o mesmo ter sido aceito.

No intuito de garantir a impessoalidade do processo de avaliação, no documento submetido à Caminhos de Geografia os autores NÃO DEVERÃO INSERIR NO MANUSCRITO NENHUMA INFORMAÇÃO QUE PERMITA AOS AVALIADORES IDENTIFICÁ-LOS, TAIS COMO DADOS DE AUTORES, AUTORIA DE ILUSTRAÇÕES CONFECCIONADAS PELOS PRÓPRIOS AUTORES OU A INCLUSÃO DE ILUSTRAÇÕES EM QUE OS AUTORES APAREÇAM. Todos estes dados só devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação e o seu aceite, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação.

Ressaltamos que a formatação dos artigos de acordo com as normas da Revista Caminhos de Geografia é de inteira responsabilidade dos autores e que a não observância dessas normas pode configurar motivo para rejeição do manuscrito.

 

ANÁLISE DE PLÁGIO

 

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Detector de Plágio 2.4.6.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comtê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

 

INSTRUÇÕES GERAIS

1) Os manuscritos deverão ser apresentados de acordo com o TEMPLATE disponível na aba superior da Revista, na versão Documento do Word, contendo o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas, considerando todo o seu conteúdo. 

2) As ilustrações, bem como suas legendas, deverão estar posicionadas onde elas serão publicadas.

3) Use itálico para palavras estrangeiras como e.g., i.e., cf., ca, n.b., apud, post-hoc e sensu (não usar itálico para 'vs.', 'etc.' e 'et al.').

4) Cite o nome seguido da sigla na primeira vez que a expressão aparecer no texto. Depois disso, utilize apenas a sigla. Ex.: "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)".

5) Números: escreva por extenso números de um a nove, com exceção das medidas (ex.: cinco pessoas, nove alunos, 6 m, 9 km², 10 mL, 23° C). Separe casas decimais por vírgulas (ex.: 0,13) e números com mais de quatro dígitos por ponto (ex.: 10.000).

6) Para grandezas, utilizar o Sistema Internacional de Medidas.

7) Fórmulas e equações devem ser destacadas no texto, alinhadas à esquerda, bem como são numeradas com algarismos arábicos entre parênteses (caso haja mais de uma), alinhados à direita.

8) Latitude e longitude são expressas como: 10° 34′ 21″ N, 14° 26′ 12″ O.

9)  Para citações ao longo do texto, utilize as seguintes formatações: Um autor: Ab'Saber (1990) ou (AB'SABER, 1990). Dois autores: Silva e Ramirez (1992) ou (SILVA e RAMIREZ, 1992). Três ou mais autores: Silva et al. (1992) ou (SILVA et al., 1992). Nunca utilizar "&" em citações.

10) Use ponto e vírgula para separar citações de diferentes autores (SILVA e RAMIREZ, 1992; RAMIREZ, 1993), para citações diferentes (Figura 1; Tabela 1) ou para múltiplas citações de um mesmo autor (AB'SABER, 1990; 1993a; 1993b).

11) Apresentar múltiplas citações em ordem cronológica (AB'SABER, 1990; SILVA e RAMIREZ, 1992; AB'SABER, 1993).

12) Não incluir diretamente no texto links consultados. Deve-se incluí-los na lista de referências e citá-los no texto de modo adequado.

13) Notas de rodapé não devem ser utilizadas.

14) Submeta o artigo com a seguinte estrutura: Primeira Página; Texto; Considerações Finais; Agradecimentos (quando necessário); Referências. Nenhum dos títulos utilizados devem estar numerados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os autores declaram que o artigo é inédito, de revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre temas pertinentes à Geografia. Declaram ainda que este manuscrito não está em processo de análise em outro periódico.

  2. Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).

  3. Os autores concordam com a DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL e seguiram as DIRETRIZES PARA AUTORES da revista.

  4. Os autores informam que não há conflitos de interesses dos mesmos acerca da publicação neste periódico.

  5. A identificação do(s) autor(es) foi removida do documento, o(s) nome(s) do(s) autor(es) foi(ram) removido(s) em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.