Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Caminhos de Geografia tem por foco as diversas áreas de Geografia, principalmente as que se encaminham para a borda da ciência geográfica, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas de ciências humanas, tecnológicas quanto com as áreas das ciências ambientais. Por escopo tem a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngue, publica trabalhos em português, espanhol e inglês. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta Revista.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Paulo Mendes
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Editores
  • Paulo Mendes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Caminhos de Geografia conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Geografia e ciências afins para proceder a avaliação da qualidade dos artigos que serão publicados. Os originais são imediatamente encaminhados a 2 avaliadores, que sempre são especialistas reconhecidos nos temas tratados, e darão pareceres sobre a qualidade científica do trabalho. Em caso de pareceres conflitantes, o trabalho será encaminhado à um 3º revisor. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correções sugeridas, necessidade de reavaliação ou rejeição. Os trabalhos serão avaliados com notas de 0 (ruim), 1 (razoável), 2 (bom) ou 3 (muito bom), sob os seguintes parâmetros: Originalidade, Relevância científica, Correção, Clareza, Qualidade gráfica das figuras. Os artigos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria. Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área para publicarem pesquisas e estudos, sendo, nesse caso, os editores os próprios avaliadores.

 

Quem é a revista Caminhos de Geografia

Caminhos de Geografia é uma Revista para divulgação da produção acadêmica e científica de Geografia e áreas afins, organizada e mantida pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. O formato eletrônico permite o seu acesso rápido e amplo, proporcionado pelas facilidades da Rede Mundial de Computadores (internet). Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas aqui publicadas se prestam a ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos de Geografia e demais interessados nas questões do desenvolvimento da sociedade humana e sua relação com o meio ambiente.

 

Periodicidade e realização de submissões

A Revista Caminhos de Geografia é um periódico trimestral, possuindo assim quatro edições anuais: Março, Junho, Setembro e Dezembro.

As submissões à Revista Caminhos de Geografia são exclusivamente online e, salvo ocasiões excepcionais, ocorrem em fluxo contínuo por meio do endereço: SUBMISSÕES ONLINE.

Para realizar submissões, um dos autores deverá possuir cadastro no sistema da RCG e se tornará o contato principal dos editores. No entanto, antes de submeter o artigo, os autores devem seguir as orientações disponíveis em DIRETRIZES PARA AUTORES.

 

Procedimento de publicação de artigos

Uma vez que as submissões ocorrem em fluxo contínuo, os procedimentos de análise da Revista Caminhos de Geografia também são realizados continuamente.

Assim que um artigo é aprovado para publicação, ele entra na fila de publicação. Nesta fila, será dada prioridade para artigos que foram aprovados a mais tempo.

As publicações podem ocorrer em qualquer edição anual (Março, Junho, Setembro e Dezembro).