Educação e intolerância democrática. Diálogos anti-racistas no limiar do século XXI

  • Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior

Resumo

Resumo: Este artigo procura discutir, de forma panorâmica, o processo de implementação da Lei Federal 10639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da africa e da cultura afro-brasileira, nos programas escolares nacionais. Ao apontar os problemas e dificuldades de aplicaçãodessa modalidade de ação afirmativa o texto reitera o diálogo como o caminho para a superação das desigualdades sociais e afirmação de uma sociedadede bases plenamente democráticas. Palavras-Chave: Ação Afirmativa. Racismo. Igualdade. Abstract: This issue intends to discuss, in a large point of view, the process of putting into practice, Federal law 10.639/03, which sets up obligation ofteaching History of Africa and Afro-Brazilian Culture, in the Program of National Basic School. After pointing out some problems and difficulties in application of this kind of affirmative action, the text reiterates the dialogue as the wayof coming over the social disparities and affirmation of a society whose basis are absolutely democratic. Keywords: Affirmative Action. Racism. Equality.

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Publicado
2008-02-25
Seção
Dossiê: "A questão da intolerância nos livros didáticos"