História, Música e ensino ao ritmo dos excluídos: músicas engajadas e problemáticas sociais na contemporaneidade

  • Roberto Camargos Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Resumo:Este artigo visa 1) instrumentalizar o professor a trabalhar músicasenquanto recurso pedagógico e 2) mostrar e discutir os elementos quecompõem as vozes de segmentos da sociedade cuja ressonância nãoalcança amplitude por ser dissonante ao hegemônico. Para tanto, fazemosalguns apontamentos metodológicos e apresentamos as convergências entremúsica e política no Brasil dos anos 1990-2005. Palavras-Chave: Ensino de História, História e música, música engajada. Abstract: This article aims at 1) to instrumentalizar the professor to workmusics while pedagogical resource and 2) to show and to argue the elementsthat compose the voices of segments of the society whose resonance doesnot reach amplitude for being dissonante to the hegemonic one. For in sucha way, we make some methodológical notes and we present theconvergences between music and politics in Brazil of years 1990-2005. Keywords: Education of History. History and Music. Engaged music.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-02-25
Seção
SESS