Cadernos de História nº15

  • Cadernos de História

Resumo

SUMaRIO Apresentação ................................................................................................. 7 SESSÃO: AS LINGUAGENS DO ENSINO DE HISTÓRIA OS MAPAS DE CONCEITOS: REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA. .................................................................. 11 Maria do Céu de Melo A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA: A CRÔNICA E A LEITURA DO COTIDIANO ............................................................................................ 37 Regma Maria dos Santos Edna Maria Pereira da Silva Nascimento ENTRE LOUCOS E FRACOS: JÂNIO QUADROS E JOÃO GOULART EM LIVROS DIDaTICOS DE HISTÓRIA 91973-2006 ........................................... 47 Mateus H. F. Pereira Andreza C. I. Pereira SESSÃO: HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHADOR EM RECIFE NO PERaODO DO ESTADO NOVO (937/1945): A PROPOSTA DO CENTRO EDUCATIVO OPERaRIO ................................................................................................... 67 Lílian Renata de Mélo Filho O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DIANTE DA FLEXIBILIZAÇÃO (1995-2001).................................................... 83 Carlos Henrique de Carvalho Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho SESSÃO: TEORIAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA APRENDER A APRENDER: A HISTÓRIA REGIONAL E O "APRENDIZ DE HISTORIADOR/PROFESSORâ€? NA UNIVAP ............................................ 99 Maria Aparecida Papali, Maria José Acedo del Olmo, Valéria Zanetti CONCEPÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE .............................109 Andréia de Assis Ferreira Paulo Cezar Santos Ventura CONTRIBUIÇÕES DO SABER HISTÓRICO PARA UMA PRaTICA INTERDISCIPLINAR .....................................................................................125 Rejane Silva Pena HISTÓRIA, MÚSICA E ENSINO AO RITMO DOS EXCLUaDOS: MÚSICAS ENGAJADAS E PROBLEMaTICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE ............................................................................137 Roberto Camargos de Oliveira UMA COMPREENSÃO SOBRE A AUTORIDADE: SEUS FUNDAMENTOS E EFEITOS NA RELAÇÃO EDUCATIVA ......................................................151 Núbia Silvia Guimarães Paiva SESSÃO : COMUNICAÇÕES A HISTORICIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA: A PESQUISA E O FAZER DO PROFESSOR ........................................................................................161 Sandra Cristina Fagundes de Lima DOSSIÊ: "A QUESTÃO DA INTOLERÂNCIA NOS LIVROS DIDaTICOSâ€? APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ ...................................................................173 EDUCAÇÃO E TOLERÂNCIA DEMOCRaTICA. DIaLOGOS ANTI-RACISTAS NO LIMIAR DO SÉCULO XXI.............................................177 Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior MOVIMENTO CONTRA A INTOLERÂNCIA: O TEATRO BRASILEIRO FRENTE À DITADURA MILITAR ..................................................................193 Dolores Puga Alves de Sousa Eduardo Henrique R. da Cunha Moreira Talitta Tatiane Martins Freitas CRUZADAS: IMAGENS DA INTOLERÂNCIA ...............................................213 Ivan Jotta Pereira de Paula Luciano Furtunato de Souza Tamara de Oliveiras Sanches REVOLUÇÃO CUBANA X INTOLERÂNCIA POLaTICA: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E ENSINO...........................................................................227 Ana Flávia Ribeiro Santana Viviane da Silva Pereira EM QUE SENTIDO DEVE-SE ENTENDER A TOLERÂNCIA NUM MUNDO NÃO SÓ DE DIFERENTES, MAS TAMBÉM DE DESIGUAIS, DE DOMINADORES E DOMINADOS? ..............................................................241 Lucas de Oliveira Simões Mariana Camin Samora Tiago Resende Finzi INTOLERA-ME QUE EU INTOLERO-TE: O CRIME ORGANIZADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO ......................................................................257 Rafael Guarato

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-02-25
Seção
Revista completa