CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLO RASO A DESENVOLVIDO (ASSOCIAÇÃO NEOSSOLO QUARTZARÊNICO) E SOLO HIDROMÓRFICO (ASSOCIAÇÃO GLEISSOLO HÁPLICO): O CONTEXTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS CACHORROS, SÃO LUÍS-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57111

Resumo

O artigo tem por objetivo caracterizar as propriedades físico-químicas de um solo raso a desenvolvido (associação Neossolo Quartzarênico) e de um solo hidromórfico (associação Gleissolo Háplico) sob o contexto ambiental da bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, São Luís-MA. Os materiais e métodos contaram com a caracterização dos solos em dois pontos representativos, em que realizou-se trabalhos de campo e análises laboratoriais físicas e químicas. Além disso, foram feitos documentos cartográficos, com destaque aos perfis morfodinâmicos A-B e C-D. Os resultados mostraram que os solos são moderadamente a fortemente ácidos e arenosos, indicando valores superiores a 872 g.Kg-1 de areia e classes texturais “Areia” e “Areia franca”. O solo raso a desenvolvido apresenta-se degradado diante da atividade de extração mineral. Consequentemente, a vegetação e o horizonte superficial foram removidos com baixa presença de matéria orgânica no solo. O solo hidromórfico, sob formação vegetal secundária, detém maior quantidade de matéria orgânica.

Biografia do Autor

  • Melina Fushimi, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutora em Geografia. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - Universidade Estadual do Maranhão, Campus de São Luís.

  • Regina Célia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Geociências e Meio Ambiente. Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas.

  • Gilberlene Serra Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Bruno Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

    Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Maracanã. Graduando em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus de São Luís.

  • Paulo Zindane Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

    Graduando em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus de São Luís.

  • João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista

    Doutor em Geografia e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLO RASO A DESENVOLVIDO (ASSOCIAÇÃO NEOSSOLO QUARTZARÊNICO) E SOLO HIDROMÓRFICO (ASSOCIAÇÃO GLEISSOLO HÁPLICO): O CONTEXTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS CACHORROS, SÃO LUÍS-MA. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 11, n. 1, p. 4–18, 2020. DOI: 10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57111. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/57111. Acesso em: 29 maio. 2025.