MORFOLOGIA URBANA E ESTRUTURAÇÃO DA CIDADE EM ITUIUTABA-MG: ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NO PERÍODO 2000-2018
Resumo
A cidade de Ituiutaba tem passado por transformações importantes no âmbito de suas configurações territoriais, sobretudo em relação à dispersão e conformação de descontinuidades territoriais, principalmente ao longo das últimas duas décadas. Tais modificações estão ligadas a um conjunto de fatores, entre eles a atuação do poder público no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e a produção de conjuntos habitacionais. Para a realização desta análise, optamos pela perspectiva da morfologia urbana, aqui compreendida para além da forma urbana, uma vez que contempla também os diferentes aspectos que fazem parte do processo de produção do espaço urbano. Dessa maneira, além do estudo das configurações territoriais da cidade, contemplou-se também os seus conteúdos a partir de algumas variáveis censitárias. A realização deste estudo permitiu, de um lado, demonstrar as características basilares das transformações nas configurações territoriais urbanas ao longo dos últimos anos em Ituiutaba, assim como possibilitou demonstrar a potencialidade da análise da morfologia urbana para os estudos urbanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.
