RELAÇÕES HIDROLÓGICAS ENTRE PLUVIOSIDADE, DEFLÚVIO E ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ DA PRATA EM CAPITÃO POÇO, PARÁ, BRASIL

Autores

  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Artur Sales de Abreu Vieira Universidade Federal do Pará
  • Francisco Carlos Lira Pessoa Universidade Federal do Pará
  • Diêgo Lima Crispim Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho verifica as relações hidrológicas entre chuva, vazão e escoamento superficial na bacia hidrográfica do igarapé da Prata, localizada no município de Capitão Poço/PA. Foram utilizados dados diários e mensais, no período de 1993 a 2004, de uma estação fluviométrica local e pluviométrica próxima, verificando o comportamento de vazões e precipitações médias; estimou o coeficiente de escoamento superficial com base em imagens de satélite em função do uso e cobertura do solo. Precipitação e vazão possuem comportamentos semelhantes, porém, com um retardo de cerca de dois meses entre seus picos, indicando uma boa capacidade de retenção de água no solo e na floresta. Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña influenciam nas precipitações locais. Cerca de 40% da precipitação escoa superficialmente. Os usos comuns da água do corpo hídrico envolvem atividades como agricultura, pecuária e piscicultura.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará
    Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará. Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq. Bolsista CAPES e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Técnico em Edificações. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, hidrologia, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental.
  • Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará
    Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico
  • Artur Sales de Abreu Vieira, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2013). Foi membro atuante da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA). Foi Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/FAPESPA e pesquisador do Grupo de Estudos em Gerenciamento de Água e Reuso de Efluentes - GESA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em saneamento ambiental e recursos hídricos. Exerceu função como pesquisador sobre responsabilidade técnica em Engenharia Ambiental nos Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica - P&D, mediante aos regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, com vinculo ao Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste - NEPEN.
  • Francisco Carlos Lira Pessoa, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Engenharia sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Hidrologia; Regionalização Hidrológica - Curvas de permanência - Vazões Ecológicas - (Regressões Múltiplas); e Identificação de Regiões Hidrologicamente Homogêneas (Métodos de Análise de Agrupamentos e Fuzzy C-Means).
  • Diêgo Lima Crispim, Universidade Federal do Pará
    Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido- IFRN, Mestre em Sistemas Agroindustriais PPGSA /UFCG , com ênfase na linha de pesquisa em Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais. Ex- Conselheiro da Câmara Superior de Ensino e Colegiado Pleno da UFCG, Experiência em Projeto de Extensão na Área de Convivência com o Semiárido, Ex-Diretor de Formação Política do Diretório Central dos Estudantes - DCE e colaborador na ONG Germinar.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

RELAÇÕES HIDROLÓGICAS ENTRE PLUVIOSIDADE, DEFLÚVIO E ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ DA PRATA EM CAPITÃO POÇO, PARÁ, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 2, p. 157–169, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/35374. Acesso em: 6 ago. 2025.