O CLIMA URBANO E O CLIMA RURAL: ANÁLISE DOS PADRÕES DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS E DAS ILHAS DE CALOR

Autores

  • Elis Dener Lima Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. http://orcid.org/0000-0001-5360-6012
  • Francisco Arthur Silva Vecchia Universidade de São Paulo
  • Valdir Specian Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de analisar as características dos padrões dos elementos meteorológicos de duas estações meteorológicas instaladas na área urbana e na área rural do município de Iporá - GO e discutir as relações entre a ilha de calor urbana e as condições meteorológicas. Para tanto, foram instaladas duas estações meteorológicas automáticas da marca "Davis Instruments", posteriormente calculou-se a diferença entre as variáveis e verificou-se se essa diferença era estatisticamente significativa. Constatou-se que a cidade de Iporá, mesmo se tratando de uma cidade pequena, modifica seus parâmetros atmosféricos. A ilha de calor variou de acordo com o horário do dia: os maiores valores médios foram observados no período noturno, principalmente entre os horários das 20h e 23h, enquanto que as menores médias foram verificadas à tarde. As ilhas de calor de maior intensidade (>2°C) tiveram maior frequência relativa na classe de ventos de 2 m/s a 4 m/s.

Biografia do Autor

  • Elis Dener Lima Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
    Graduado em Geografia, Mestre em Física Ambiental e Doutor em Ciências.
  • Francisco Arthur Silva Vecchia, Universidade de São Paulo
    Professor da Universidade de São Paulo
  • Valdir Specian, Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.
    Graduado em Geografia, Mestre em Ciências e Diretor da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

O CLIMA URBANO E O CLIMA RURAL: ANÁLISE DOS PADRÕES DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS E DAS ILHAS DE CALOR. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 2, p. 129–143, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/33763. Acesso em: 5 ago. 2025.