Análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre insetos, por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo

  • Kelly Oliveira do Amaral Universidade Federal do Tocantins
  • Miguel de Araujo Medeiros

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, a análise das concepções sobre insetos de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, em Porto Nacional, TO. Para analisar as concepções dos estudantes, adotou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que o termo "inseto" é empregado para classificar diversos animais, sendo eles pertencentes ou não a Classe Insecta. A classificação fornecida pelos estudantes se fundamenta em estruturas morfológicas externas e alguns hábitos de vida. Foram fornecidos também, conceitos que são associados à repulsão, nocividade, medo e aversão. Mas aspectos positivos sobre os insetos também foram citados, tais como a importância para a manutenção e equilíbrio dos sistemas naturais e a participação na produção de alimentos e medicamentos para a medicina terapêutica. Os resultados deste trabalho indicam que fatores culturais influenciam grandemente nas concepções sobre insetos, apresentadas pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Oliveira do Amaral, Universidade Federal do Tocantins

Sou bióloga formada em grau de Licenciatua pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Minha trajetória se resume a estes três pontos:

Durante o período de março/2011 a abril/2011 realizei um estágio voluntário na área de Ecologia de Peixes no Núcleo de Estudos Ambientais, da UFT.

Posteriormente, num periodo de ago/2011 a set/2012  fui bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Entomologia da UFT, sob supervisão do Prof. Dr. Marco Antonio Lima Bragança.  Durante um período de 3 anos (abr/2011 a jun/2014) tive a oportunidade de pesquisar a interação em forídeos (Diptera) e saúvas do gênero Atta (Hymenoptera). 

Recentemente tive experiencia na área de ensino de ciências, sob tutela do Prof. Dr. Miguel Medeiros, onde obtive Bolsa de Insentivo a Docência de abr/2011 a jun/2014. 

Resumidamente, tenho experiência na área de Entomologica, especificamente Controle Biológico, e também na área de Ensino, especificamente Ensino de Ciências.

Publicado
2015-06-30