NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA TEMÃTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEG, BRASIL

Autores

  • Marta de Paiva Macêdo Universidade Estadual de Goiás(UEG).

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo apontar como a cartografia temática na formação de professores de Geografia, pode desencadear o desenvolvimento discente pelas condições de aprendizagem propiciadas por projetos de ensino na educação superior. É justificada pela preocupação em torno das dificuldades de aprendizagem dos acadêmicos de Geografia, na Universidade Estadual de Goiás-UEG. Metodologicamente, pautou-se na aproximação de sistemas teóricos capazes de subsidiar a elaboração de um ensino, cuja valorização do sujeito discursivo esteja presente e a centralidade do professor seja explícita, com foco em teorias da aprendizagem conjugadas à questões sobre linguagem no ensino da cartografia temática. Os resultados confirmaram a necessidade do professor universitário se preocupar com o ensino pautado em bases cognitivas, com o domínio e desenvolvimento dos conhecimentos específicos da disciplina, assim, o ensino como atividade responsiva às demandas da aprendizagem significativa.

Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, mediação do conhecimento, cartografia temática, formação de professores.

Biografia do Autor

  • Marta de Paiva Macêdo, Universidade Estadual de Goiás(UEG).
    Curso de Geografia.

Downloads

Publicado

2014-11-15

Como Citar

NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEG, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/26325. Acesso em: 3 ago. 2025.