La formación en pensamiento crítico y el razonamiento moral en la Educación Superior

Autores

  • Manuel Marti Vilar Universitat de València (España)
  • Hernan Vargas Villamizar Universidad Antonio Nariño
  • Jorge Eduardo Moncayo Quevedo Universidad Antonio Nariño (Colombia)
  • Juan José Martí Noguera Universidad Antonio Nariño

Resumo

Este artigo produz uma reflexão sobre o ensino superior, a partir de uma perspectiva da psicologia social crítica que tem como base os discursos acerca do objetivo do ensino superior, tanto a partir da UNESCO, como das disposições em matéria de competências e desenvolvimento do raciocínio moral. A preocupação em relação à importância que o ensino superior deveria ter para formar uma cidadania autônoma, com critério próprio, e promover um desenvolvimento da moral posconvencional, tomando nota às declarações de organismos internacionais como a UNESCO, contrasta, como poderá ser visto neste artigo, por meio de referências a modelos de formação de competências, com alguns modelos concebidos para formar profissionais para atender a demanda de recursos humanos para o setor empresarial e se adaptar às necessidades do mercado.

Biografia do Autor

  • Manuel Marti Vilar, Universitat de València (España)

    Professor titular da Univerisdade de Valencia, departamento de Psicologia Básica

  • Hernan Vargas Villamizar, Universidad Antonio Nariño

    Universidad Antonio Nariño.

    Sede Norte Calle 15N#6N-36, Cali (Colombia)

  • Jorge Eduardo Moncayo Quevedo, Universidad Antonio Nariño (Colombia)

    Universidad Antonio Nariño.(Colombia)

    Scln 407 Bloco C Apt 101, Asa Norte. Brasilia-Df. (Brasil)

  • Juan José Martí Noguera, Universidad Antonio Nariño

    Universidad Antonio Nariño

    (Sede Norte Calle 15N#6N-36, Cali (Colombia)

Downloads

Publicado

2014-11-15

Como Citar

La formación en pensamiento crítico y el razonamiento moral en la Educación Superior. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/26015. Acesso em: 6 ago. 2025.