Pteridoflora e seus aspectos ecológicos no município de Timon, Maranhão, Brasil

  • Gonçalo Mendes da Conceição UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH
  • Eliete Lima de Paula Zarate Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia Ruggieri Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita.
  • Eduardo Oliveira Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Mônica Falcao da Silva Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

As pteridófitas compreendem o segundo maior grupo de plantas vasculares e o mais diversificado depois das plantas com flores, apresentando relevante importância no processo de sucessão ecológica e equilíbrio do meio ambiente. O presente estudo trata-se de um levantamento florístico e análises dos aspectos ecológicos das espécies de pteridófitas ocorrentes no município de Timon/MA. Foram realizadas expedições para coleta de indivíduos da flora pteridofítica no município, compreendendo o período seco e chuvoso, percorrendo os mais variados ambientes caracteristicamente em uma área de cerrado. Foram registradas nove espécies, distribuídas em seis famílias e sete gêneros. A família mais representativa foi Pteridaceae, com três espécies, seguida por Lygodiaceae com duas espécies, sendo Lygodium, o gênero mais frequente, e de maior amplitude ecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonçalo Mendes da Conceição, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH
Pesquisador/Prof. do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA, Brasil. 
Eliete Lima de Paula Zarate, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisadora/Profa. da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza

Ana Cláudia Ruggieri, Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita.

Pesquisadora/Profa. do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal,Vila Industrial, 14.884-900 - Jaboticabal/SP, Brasil

Eduardo Oliveira Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA, Brasil.

Mônica Falcao da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências, com habilitação em Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão/Laboratório de Biologia Vegetal. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA, Brasil.

Publicado
2015-06-30