Teores de Micronutrientes (B, Cu, Fe, Mn E Zn) em espécies de Poaceae de uma área de Cerrado Maranhense

Autores

  • Gonçalo Mendes da Conceição UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH
  • Ana Cláudia Ruggieri UNESP/Jaboticabal/São Paulo
  • Maura Celia Cunha e Silva CESC/UEMA
  • Maira dos Santos Rodrigues Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria
  • Roberto Pereira da Silva CESC/UEMA
  • Eluana Rodrigues da Silva CESC/UEMA

Resumo

Conhecer a composição inorgânica dos vegetais tem sido cada vez mais importante, uma vez que estes vêm sendo largamente empregados em indústrias de alimentos, de cosméticos ou para aplicações medicinais. O objetivo desse trabalho foi fazer a determinação dos micronutrientes em espécies da família Poaceae, encontradas em uma área do Cerrado Maranhense.  Para isso, foram realizadas expedições de coletas sistematizadas, herborização e identificação das espécies vegetais e determinação da concentração de B, Cu, Fe, Mn e Zn, em diferentes espécies de Poaceae. Na área estudada foram identificadas 19 espécies da família Poaceae, distribuídas em 15 gêneros. Quanto as concentrações dos micronutrientes nas espécies vegetais, observou-se que as espécies analisadas apresentaram concentração de boro de 3 a 14 mg/kg, cobre de 1 a 13mg/kg, ferro de 50 a 974 mg/kg, manganês de 47 a 415 mg/kg e zinco de 16 a 170mg/kg. A maior concentração de ferro e zinco  foram determinada na Sporobolus indicus, enquanto que as espécies Setaria geniculata e Paspalum maritimum apresentaram maior concentração de boro e cobre respectivamente. Já na espécie Aristida longifolia foi determinada a menor concentração de boro manganês e zinco.

Biografia do Autor

  • Gonçalo Mendes da Conceição, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH
    Pesquisador/Prof. do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA
  • Ana Cláudia Ruggieri, UNESP/Jaboticabal/São Paulo

    Pesquisadora/Profa. do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal,Vila Industrial, 14.884-900 - Jaboticabal/SP.

  • Maura Celia Cunha e Silva, CESC/UEMA

    Professora do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA.

  • Maira dos Santos Rodrigues, Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria
    Consultora Ambiental da Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria  Rua Leblon, Qd. C, Casa 08, Calhau, 65071-745, São Luís, Maranhão
  • Roberto Pereira da Silva, CESC/UEMA

    Professor do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA.

  • Eluana Rodrigues da Silva, CESC/UEMA

    Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, s/n, Cep: 65.604-090, Caxias/MA.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Teores de Micronutrientes (B, Cu, Fe, Mn E Zn) em espécies de Poaceae de uma área de Cerrado Maranhense. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 58–73, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/24629. Acesso em: 30 jul. 2025.