Emergência de capim-carrapicho e picão-de-flor com diferentes profundidades de semeadura em duas épocas

  • Paulo Roberto Fidelis Giancotti UNESP
  • Marcelo Claro de Souza
  • Mariana Casari Parreira UNESP
  • Pedro Luís da Costa Aguiar Alves UNESP

Abstract

Com o objetivo de estudar a emergência de plântulas de Cenchrus echinatus e Cosmos sulphureus em resposta à época e à profundidade de semeadura, foram realizados dois experimentos em condições ambientais não controladas, aguadas diariamente, nos meses de junho e setembro de 2009. Sementes de C. echinatus e C. sulphureus foram semeadas em diferentes profundidades (0, 1, 3, 5, 7 e 9 cm). Os experimentos foram conduzidos em vasos com 5 repetições, contendo 50 sementes por vaso. Diariamente, durante 21 dias, as plântulas emergidas foram contadas e cortadas rente ao solo, seguido de avaliação de porcentagem de emergência e índice de velocidade de emergência (IVE). Os maiores percentuais de emergência e maiores IVE foram observados até 5 cm de profundidade e a espécie C. sulphureus se mostrou mais sensível às variações de temperatura em decorrência da época de semeadura do que a espécie C. echinatus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Roberto Fidelis Giancotti, UNESP
Eng. Agr. Mestrando em Produção Vegetal, Laboratório de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da FCAV.
Mariana Casari Parreira, UNESP
Eng. Agr. Msc. Doutoranda em Produção Vegetal, Laboratório de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da FCAV.
Pedro Luís da Costa Aguiar Alves, UNESP
Profº Dr. Adjunto do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da FCAV.
Published
2011-07-15
Section
Agricultural Sciences