Superação da dormência imposta pela impermeabilidade do tegumento em sementes de mucuna-preta

  • Gabriel Mascarenhas Maciel
  • Ernani Clarete da Silva
  • Paulo Roberto Corrêa Landgraf

Abstract

A mucuna-preta é uma leguminosa empregada para adubação verde e como forrageira, cujas sementes apresentam dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de tratamentos para superação da dormência e a influencia do tamanho da semente na germinação. Foram utilizados dez tratamentos para superar a dormência. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualisado com quatro repetições totalizando 200 sementes por tratamento para as três classes de tamanho das sementes submetidas aos dez tratamentos no esquema fatorial 3 x 10. As médias foram submetidas ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os tratamentos via ácida com H2S04 concentrado por 10 e 15 minutos demonstraram maior eficiência na superação da dormência principalmente nas sementes das classes de tamanho pequenas e médias. A classe de sementes de tamanho considerada média demonstrou maior produção de fitomassa aliada a bons índices de germinação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Mascarenhas Maciel
Aluno de Doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Projetos de pesquisas baseados nos seguintes temas: Agronomia/Fitotecnia, melhoramento genético de plantas e produção de sementes.
Ernani Clarete da Silva
Professor/Pesquisador da UNIFENAS. Doutorado em Agronomia/Melhoramento Genético de Plantas.
Published
2010-09-02
How to Cite
Maciel, G. M., Silva, E. C. da, & Corrêa Landgraf, P. R. (2010). Superação da dormência imposta pela impermeabilidade do tegumento em sementes de mucuna-preta . Bioscience Journal, 26(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7192
Section
Agricultural Sciences