Inquérito soroepidemiológico sobre a infecção chagásica em doadores de sangue na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais

  • Luciana Pereira Silva Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis,
  • Regildo Márcio Gonçalves Silva Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis,

Abstract

Esse estudo tem como objetivo avaliar a soroprevalência de infecção pelo Trypanosoma cruzi em doadores de sangue do núcleo Regional de Patos de Minas da Fundação Hemominas, MG, no período de 1996 a 2006, usando os testes Ensaio Imunoenzimático (ELISA) e Hemaglutinação Passiva Reversa (HPR). Através de estudo retrospectivo no período de 1996 a 2006, foi analisado o resultado sorológico dos 21.787 doadores onde 259 (1,2%) foram soropositivos para a infecção chagásica e o maior número de soropositividade foi encontrado no grupo de 41-50 anos. Do total de doadores analisados 15.143 (69,5%) foram do sexo masculino e 6.644 (30,5%) do sexo feminino apresentando uma taxa de soroprevalência de 170 (0,8%) e 89 (0,4%) respectivamente. O inquérito soroepidemiológico mostrou que ainda prevalecem as taxas de transmissão da doença de Chagas conhecidas no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Pereira Silva, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis,
Sou graduada em Ciências Biológicas com título de licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Desde 2000-2007 atuei no Centro Universitário de Patos de Minas sendo responsável pela orientação de bolsas de iniciação científica no grupo de Estudo de Plantas Medicinais. Atualmente sou professora Doutora da Universidade Estadual Paulista UNESP- Campus Assis. Tenho experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: imunodiagnóstico, parasitoses intestinais, estrongiloidíase, neurocisticercose, mutagenese parasitária e atividade tripanocida de plantas medicinais.
Published
2010-09-02
How to Cite
Silva, L. P., & Gonçalves Silva, R. M. (2010). Inquérito soroepidemiológico sobre a infecção chagásica em doadores de sangue na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais . Bioscience Journal, 26(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7178
Section
Health Sciences