Potencial alelopático de extrato etanólico de Anadenanthera macrocarpa e Astronium graveolens

  • Regildo Márcio Gonçalves Silva Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assi
  • Thiago Silvestre Saraiva Centro Universitário de Patos de Minas
  • Renato Boreli Silva Centro Universitário de Patos de Minas
  • Lucivane Aparecida Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas
  • Luciana Pereira Silva Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato etanólico das folhas de Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan (angico) e Astronium graveolens Jacq (aroeira) na germinação biomonitorada de Brassica chinensis (couve-da-malásia) e Lactuca sativa (alface). Para o teste de alelopatia foi realizado o bioensaio de germinação de sementes de B. chinensis e L. sativa utilizando soluções dos extratos etanólicos em diferentes concentrações (5, 10 e 20 mg/mL) com luz contínua por 11 dias. Os grupos experimentais e controle foram separados em placa de Petri contendo 50 sementes de B. chinensis e L. sativa cada. Foi realizado seis repetições para cada concentração de extrato da folha de A. macrocarpa e A. graveolens e o controle negativo (água). O seguimento evolutivo dos tratamentos foi realizado pela observação quantitativa e monitoramento da germinação a cada seis horas. Os resultados obtidos demonstram que o extrato etanólico de A. macrocarpa e de A. graveolens apresenta potencial alelopático, independente da concentração utilizada, mas com resposta dose dependente, sendo assim capaz de interferir diretamente na germinabilidade, velocidade média e no tempo de germinação biomonitorada de B. chinensis e L. sativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Regildo Márcio Gonçalves Silva, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras de Assi
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestre em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutor em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente sou professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tenho experiência na área de Fisiologia vegetal, com ênfase em Plantas Medicinais. Produtos Naturais e Mutagênese Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, alelopatia e ecotoxicologia.
Published
2010-06-21
How to Cite
Gonçalves Silva, R. M., Saraiva, T. S., Silva, R. B., Gonçalves, L. A., & Silva, L. P. (2010). Potencial alelopático de extrato etanólico de Anadenanthera macrocarpa e Astronium graveolens . Bioscience Journal , 26(4). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7175
Section
Biological Sciences