Desempenho de gotejadores utilizando água de baixa qualidade química e biológica

  • Cristiani Campos Martins Busato UFV
  • Antonio Alves Soares UFV

Abstract

Esse trabalho objetivou identificar os principais fatores de entupimento em três modelos de tubogotejadores (M1, M2 e M3), caracterizar a qualidade da água utilizada na irrigação, bem como verificar os gêneros de bactérias causadoras de entupimento. Avaliou-se a uniformidade de aplicação de água, por meio da vazão e do Coeficiente de Uniformidade Estatístico (Us). Conclui-se que todos os parâmetros de qualidade da água analisados encontravam-se dentro dos padrões desejados, com exceção do ferro. Foram identificadas ferrobactérias dos gêneros Gallionella e Leptpthrix nos tubogotejadores. Após 700 h de funcionamento do sistema, a vazão dos tubogotejadores M1 e M2 reduziu 26,13 e 27,4%, respectivamente, e o modelo M3 apresentou um incremento de 1%. Os valores de Us apresentaram reduções de 28,35; 16,25 e 12,5% para os modelos M1, M2 e M3, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiani Campos Martins Busato, UFV
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010), área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais. Atualmente é Engenheira Agrônoma do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Itapina. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: café conilon, irrigação, entupimento de gotejadores, águas de qualidade inferior, manejo da irrigação da videira, fertirrigação.
Published
2010-09-02
How to Cite
Campos Martins Busato, C., & Alves Soares, A. (2010). Desempenho de gotejadores utilizando água de baixa qualidade química e biológica . Bioscience Journal, 26(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7174
Section
Agricultural Sciences