Influência do tipo de ração durante a fase de reversão sexual da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus

  • José Guimarães Peixoto Júnior
  • Glácio Souza Araújo
  • José Wilson Calíope de Freitas
  • Moisés Almeida de Oliveira

Abstract

O presente trabalho trata de um estudo comparativo da reversão sexual (masculinização) de pós-larvas da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, praticada com dois tipos de rações acrescidas de 60 mg do hormônio 17-α-metiltestosterona kg-1, por um período de 28 dias, sendo uma não convencional, a base de soja e milho e outra comercial, nutricionalmente completa, para a avaliação do desempenho no processo de reversão sexual. Dessa forma, objetivou-se identificar qual das rações apresentaria melhores resultados quanto aos diversos parâmetros zootécnicos dos peixes. Os resultados das análises químicas dos ingredientes da ração não convencional (soja e milho) apresentaram-se compatíveis com os valores citados na literatura. A sua formulação foi calculada através do Quadrado de Pearson, onde foi verificado uma composição apresentando elevada participação da soja (67,40%) em relação ao milho (30,45%), o que pode ter proporcionado um balanço inadequado entre os aminoácidos desses dois ingredientes. Ao final do experimento, os resultados demonstraram que a ração não convencional, apesar de ter apresentado um desempenho inferior com relação à ração comercial quanto a alguns parâmetros zootécnicos como, por exemplo, o ganho de peso médio dos animais, não diferindo estatisticamente desta (p>0,05), apresentou bons resultados quando comparada com outros trabalhos relacionados a composições de dietas a base de soja e milho para peixes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Guimarães Peixoto Júnior
Engenheiro de Pesca, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Glácio Souza Araújo
Engenheiro de Pesca, doutorando em Engenharia de Pesca, Prof. substituto, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
José Wilson Calíope de Freitas
Engenheiro de Pesca, Prof. Dr. Adjunto IV, Departamento de Engenharia de Pesca, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Moisés Almeida de Oliveira
Engenheiro de Pesca, Prof. Dr. Associado II, Departamento de Engenharia de Pesca, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 825, CEP: 60356-000, Fortaleza-CE.
Published
2010-01-27
How to Cite
Peixoto Júnior, J. G., Araújo, G. S., Wilson Calíope de Freitas, J., & Almeida de Oliveira, M. (2010). Influência do tipo de ração durante a fase de reversão sexual da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus . Bioscience Journal, 26(1). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7101
Section
Biological Sciences