Resistência às doenças de linhagens de arroz de terras altas no sul do estado do Tocantins

  • Gil Rodrigues dos Santos Professor/ Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi
  • Manoel Delintro de Castro Neto Mestrando do Programa em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins
  • Maíra Ignácio Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins
  • Gleiber Quintão Furtado Professor/ Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Hideo Nakano Rangel Pesquisador da EMBRAPA Arroz e Feijão
  • Liamar Maria dos Anjos Mestranda do Programa em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins
  • Flávia Fernandes Ribeiro Graduanda do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins

Abstract

A cultura do arroz é afetada por doenças durante todo o seu ciclo, o que reflete em prejuízos na sua produtividade e na qualidade de grãos. O plantio de variedades menos suscetíveis é a medida de controle mais eficiente em termos econômicos e ambientais. Porém, existem poucas opções de recomendação de variedades para a maior parte das regiões produtoras. Portanto, o presente trabalho, teve o objetivo de estudar a suscetibilidade de genótipos de arroz de terras altas às principais doenças. Para tanto, foi determinada a floração média, altura das plantas, acamamento, produtividade e resistência a mancha dos grãos, escaldadura, mancha parda e brusone. Os resultados indicaram variabilidade fenotípica quanto à reação a essas doenças. No entanto, nenhum genótipo testado apresentou imunidade. Em geral, os genótipos mais produtivos foram os menos suscetíveis às doenças. Cultivares muito plantadas em sistema de terras altas obtiveram perdas consideráveis de produtividade nos ensaios onde ocorreu a brusone. Os resultados mostraram que o Programa de Desenvolvimento de Cultivares para o Agronegócio da EMBRAPA Arroz e Feijão tem genótipos superiores aos atualmente cultivados na região Sul do Tocantins. Assim, algumas linhagens avaliadas podem ser recomendadas com o intuito de incrementar a produção de arroz de terras altas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gil Rodrigues dos Santos, Professor/ Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor Adjunto II e coordenador do curso de mestrado em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins UFT, Campus de Gurupi.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e manejo integrado de doenças do arroz irrigado e melancia. Recebeu "Menção Honrosa" no concurso nacional "Prêmio Capes de Teses", no ano de 2006.
Published
2009-12-16
How to Cite
Santos, G. R. dos, Castro Neto, M. D. de, Ignácio, M., Furtado, G. Q., Rangel, P. H. N., dos Anjos, L. M., & Ribeiro, F. F. (2009). Resistência às doenças de linhagens de arroz de terras altas no sul do estado do Tocantins . Bioscience Journal, 25(6). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7022
Section
Agricultural Sciences