Diagnóstico e ações de conservação e recuperação para as nascentes do Córrego-Feio, Patrocínio, MG.

  • Helder Canto Resende Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Deirilene Ramos Mendes Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP
  • José Eustáquio das Graças Mendes Departamento de
  • Wagner Antônio Bernardes Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP

Abstract

A principal fonte de abastecimento de água do município de Patrocínio/MG é o Córrego-Feio. Para conhecer as condições naturais deste manancial, 70 nascentes da bacia hidrográfica do Córrego-Feio foram diagnosticadas quanto ao estado de conservação de suas áreas de preservação permanentes (APP). Ações prioritárias de conservação ou recuperação das áreas foram recomendadas. As nascentes foram classificadas em três categorias: 14 nascentes (20%) foram classificadas como preservadas, 44 nascentes (63%) perturbadas e 12 nascentes (17%) como degradadas. Os principais fatores de perturbação observados foram os acessos de bovinos nas nascentes, a presença de plantas invasoras e o manejo inadequado dos solos no entorno das áreas de nascentes. Ações de conservação e recuperação devem priorizar o isolamento das áreas, reflorestamento das áreas degradadas e práticas adequadas de manejo e conservação no uso dos solos no entorno das nascentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helder Canto Resende, Universidade Federal de Viçosa - UFV
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (2005) e Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Federal de Viçosa, sob orientação do Prof. Dr. Lúcio A.O. Campos. Tem experiência na área de Genética e Conservação da Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática Molecular, Filogeografia, Biologia da Conservação.
Deirilene Ramos Mendes, Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP
possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocinio (2005). Tem experiência na área de Conservação da Biodiversidade atuando especialmente na conservação de fruteiras nativas do Cerrado e áreas de proteção ambiental deste bioma.
Wagner Antônio Bernardes, Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP
possui graduação em Ciências - Habilitação em Biologia - Faculdades Filosofia Ciências de Letras de Patrocínio (1990), Especialização em Biologia Geral - FIP, Especialização em Biologia - UFLA, Aperfeiçoamento em Biotecnologia - UFLA, mestrado em Ciências - UNIFRAN e Doutorando em Ciências - UNIFRAN. Atualmente é Professor Titular e Diretor de Ensino de Graduação do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio UNICERP. Tem experiência em anatomia animal e humana, fisiologia e zoologia. Realiza trabalhos com Plantas do Cerrado , Etnobotânica, Plantas Medicinais do Cerrado, Farmacognosia, Avaliação de Atividade e Estudos Fitoquímicos.
Published
2009-10-30
How to Cite
Resende, H. C., Mendes, D. R., Mendes, J. E. das G., & Bernardes, W. A. (2009). Diagnóstico e ações de conservação e recuperação para as nascentes do Córrego-Feio, Patrocínio, MG . Bioscience Journal, 25(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6986
Section
Biological Sciences