Segmentos anatomocirúrgicos arteriais dos rins de coelhos da raça gigante (Oryctolagus cuniculus - Linnaeus, 1758) (Lagomorpha - Leporidae)

  • Cristiano Rosa de Moura
  • Andre Luiz Quagliatto Santos UFU

Abstract

A identificação dos segmentos anatomocirúrgicos arteriais dos rins de mamíferos forneceram bases anatômicas necessárias às intervenções cirúrgicas renais. Propôs-se investigar os segmentos anatomocirúrgicos arteriais dos rins de coelhos com a finalidade de identificar, quantificar e denominá-los. Utilizou-se 30 pares de rins de coelhos da raça Gigante - 17 machos e 13 fêmeas - com idade de 60 a 90 dias, procedentes de Três Marias, Minas Gerais. Retirou-se os rins e as artérias renais então dissecadas e cânuladas para injeção de solução corada de resina vinílica. As peças foram submetidas à corrosão em solução aquosa de ácido sulfúrico a 30%, para obtenção de modelos arteriais para confecção de desenhos esquemáticos da distribuição das artérias renais. Foram encontradas artérias renais direita e esquerda sempre únicas quanto à origem e bifurcando-se em artérias setoriais dorsal e ventral; detectou-se a presença de dois setores renais (dorsal e ventral) à direita e à esquerda, em função da distribuição das artérias setoriais nas faces do rim. Em média, o número de segmentos anatomocirúrgicos arteriais encontrados foi o mesmo, para ambos os sexos, antímeros e setores arteriais renais. Não evidenciou-se correlação entre o número de segmentos anatomocirúrgicos arteriais e o comprimento de carcaça dos animais.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2007-06-19
How to Cite
Rosa de Moura, C., & Luiz Quagliatto Santos, A. (2007). Segmentos anatomocirúrgicos arteriais dos rins de coelhos da raça gigante (Oryctolagus cuniculus - Linnaeus, 1758) (Lagomorpha - Leporidae). Bioscience Journal, 22(3). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6815