Avaliação mesoscópica da origem, distribuição e ramificação do nervo radial no braço do gato doméstico (Felis catus domesticus, Linnaeus, 1758)

  • Gregório Corrêa Guimarães UNESP
  • Márcia Rita Fernandes Machado UNESP
  • André Luiz Quaqliatto Santos UFU

Abstract

No presente estudo avaliou-se a origem, a distribuição e a ramificação do nervo radial de 30 gatos adultos, 15 machos e 15 fêmeas, sem raça definida, mediante dissecação mesoscópica, após a fixação dos espécimes em solução aquosa de formaldeído a 10%. O referido nervo mostrou-se polifasciculado desde a origem até sua ramificação em ramos superficial e profundo. Sua origem ocorreu a partir dos ramos ventrais do sexto (26,7%), sétimo (100,0%) e oitavo (100,0%) nervos espinhais cervicais e do ramo ventral do primeiro (100,0%) nervo espinhal torácico. Na região do braço, o nervo radial cedeu ramos musculares em todos os animais (100,0%) para os músculos tensor da fáscia do antebraço, cabeça longa do tríceps braquial, cabeça acessória do tríceps braquial, cabeça medial do tríceps braquial, cabeça lateral do tríceps braquial e ancôneo, emitindo de 14 a 25 ramos nervosos nesta região. O ramo ventral do sexto nervo espinhal cervical apresentou diferença significativa (pï‚£0,05) em relação ao sexo dos animais, ocorrendo quase que exclusivamente nas gatas, além dos fascículos nervosos, que diferiram significativamente de acordo com a região estudada.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2008-12-03
How to Cite
Corrêa Guimarães, G., Rita Fernandes Machado, M., & Luiz Quaqliatto Santos, A. (2008). Avaliação mesoscópica da origem, distribuição e ramificação do nervo radial no braço do gato doméstico (Felis catus domesticus, Linnaeus, 1758). Bioscience Journal, 24(4). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6765
Section
Artigos