Propriedades físicas e matéria orgânica de um latossolo vermelho sob sistemas de manejo e cerrado nativo

  • Cicero Célio Figueiredo
  • Maria Lucrécia Gerosa Ramos
  • Rodrigo Tostes

Abstract

O objetivo deste trabalho foi estudar alguns atributos fisicos e os teores de materia organica de um Latossolo Vermelho sob cerrado nativo, cerrado recem-revolvido, plantio direto, pastagem reformada e pastagem degradada. Foram coletadas amostras deformadas e indeformadas na profundidade de 0 a 0,1 m e determinadas as densidades do solo e de particulas, a porosidade total, os teores e o armazenamento de agua e os teores de materia organica. Os resultados foram submetidos a analise estatistica, com comparação de médias pelo teste t. O solo sob plantio direto apresentou melhores condicoes fisicas e maiores teores de materia organica do que os solos sob pastagem, bem como melhor armazenamento de agua na camada de solo de 0 a 0,10 m. O revolvimento do solo causou diminuição na capacidade de armazenamento de água no solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cicero Célio Figueiredo
Engenheiro Agronomo e Licenciado em Ciencias Agricolas (UFRRJ), especialista em Nutricao mineral de plantas (Esalq/USP), mestre em Ciencias Agrarias (UnB) e doutorando em Agronomia (Solo e Agua) pela UFG.
Published
2008-09-17
How to Cite
Figueiredo, C. C., Ramos, M. L. G., & Tostes, R. (2008). Propriedades físicas e matéria orgânica de um latossolo vermelho sob sistemas de manejo e cerrado nativo. Bioscience Journal, 24(3). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6749
Section
Artigos