Composição química e degradabilidade ruminal de forragens e subprodutos agroindustrais na região oeste do Paraná

  • Leiliane Cristine Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Maximiliane Alavarse Zambom
  • Simoni Gundt
  • Michele Pasqualotto
  • Geraldo Tadeu dos Santos
  • Deise Dalazen Castagnara
  • Daniele Cristina da Silva Kazama

Abstract

Objetivou-se determinar a composição bromatológica e a degradabilidade de forragens e subprodutos agroindustriais comumente utilizados na Região Oeste do Paraná. Os alimentos avaliados foram o capim Sudão, os fenos de alfafa, de aveia preta, de azevém e de tifton 85, além da leucena, titônia, resíduo úmido de fécula de mandioca (RUFM), levedura de cana, resíduo úmido de cervejaria (RUC), misturão®, quirera de milho, resíduo de biscoito e resíduo de macarrão. Os alimentos foram analisados quanto aos teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), da parede celular (DIVPC) dos alimentos coletados na região. A partir das características analisadas foi possível agrupar os alimentos em volumosos: capim sudão, leucena, titônio, fenos de tifton, aveia preta, azevém e alfafa, e o RUFM; energéticos: misturão®, quirera de milho, resíduo de biscoito e resíduo de macarrão; proteicos: levedura de cana e RUC. Todos os alimentos estudados possuem potencial para utilização na alimentação de ruminantes, no entanto são necessários maiores estudos para a definição de critérios na utilização desses alimentos para o rebanho leiteiro, dentro de cada categoria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leiliane Cristine Souza, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Especialização em Produção de Leite pela Universidade Tuiuti do Paraná, Mestrado em Produção e Nutrição Animal pela UNIOESTE, Doutoranda Universidade Estadual de Maringá. Experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal.
Published
2014-11-14
How to Cite
Souza, L. C., Zambom, M. A., Gundt, S., Pasqualotto, M., Santos, G. T. dos, Castagnara, D. D., & Kazama, D. C. da S. (2014). Composição química e degradabilidade ruminal de forragens e subprodutos agroindustrais na região oeste do Paraná . Bioscience Journal, 31(1). https://doi.org/10.14393/BJ-v31n1a2015-17252
Section
Agricultural Sciences