Conhecimento teórico dos enfermeiros de hospital público sobre reanimação cardiopulmonar

  • Cristiane Martins Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • Michelle Aparecida dos Santos Toneto Universidade Federal de Uberlândia
  • Eliana Borges Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O sucesso e a sobrevida na parada cardiorrespiratória dependem da qualidade do atendimento prestado. Quanto mais precoce a realização das manobras de reanimação cardiorrespiratória, será possível preservar mais eficientemente as funções neurofisiológicas do paciente. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento teórico sobre parada cardiorrespiratória dos enfermeiros assistencialistas de um hospital publico de Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal, aprovado pelo comitê de ética local. Aplicou-se um questionário contendo questões objetivas do atendimento à parada cardiorrespiratória realizado pelos enfermeiros. Os resultados mostraram que os enfermeiros tiveram dificuldades no atendimento, sobretudo no reconhecimento dos ritmos eletrocardiográficos e aos medicamentos utilizados. Os setores de internação tiveram discreta superioridade de acertos comparados às unidades de urgência e emergência. O estudo demonstrou que os enfermeiros estão preparados para oferecer o atendimento inicial, porém apresentaram dificuldades no suporte avançado de vida, o que reflete a necessidade de treinamentos e atualizações periódicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Martins Cunha, Universidade Federal de Uberlândia
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
Michelle Aparecida dos Santos Toneto, Universidade Federal de Uberlândia
Enfermeira especialista em Terapia Intensiva e Gestão Pública em Saúde.
Eliana Borges Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia
Enfermeira especialista em Urgências e Emergências e em Docência do Ensino Superior.
Published
2013-08-14
How to Cite
Cunha, C. M., Toneto, M. A. dos S., & Pereira, E. B. S. (2013). Conhecimento teórico dos enfermeiros de hospital público sobre reanimação cardiopulmonar . Bioscience Journal, 29(5). Retrieved from http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17175
Section
Health Sciences